A arte milenar japonesa de fazer dobraduras em papel encanta pessoas no mundo todo. Utilizando um pequeno número de dobraduras de formas variadas é possível fazer desde imagens simples a desenhos complexos. Os especialistas no assunto podem transformar um pedaço de papel em animais com incríveis detalhes, além de outras formas.
Para as crianças, trabalhar com origami é muito produtivo e divertido, pois a arte pode ajudar aos pequenos a ter concentração e coordenação motora. Como o origami possui diferentes níveis de dificuldades, é possível investir em desenhos e formas que são perfeitas para o público infantil.
Esse tipo de atividade é ideal para realizar em qualquer lugar, seja na escola como um método educativo ou em casa com os pais e amigos. Os pequenos costumam se envolver muito com as dobraduras de papel, principalmente se tiver exemplos prontos para que possam visualizar como ficará o resultado final. Para realizar esta atividade com as crianças, confira quatro desenhos simples e o passo a passo para fazer as dobraduras.
1. Cabeça de cachorro: Uma dobradura fácil e muito bonita é a confecção de uma cabeça de cachorro. Para isso, é necessário um pedaço de papel quadrado, que pode ser de tamanho pequeno, médio ou grande. Siga as dobraduras de acordo com a imagem e, para finalizar, faça os detalhes do rosto canino com uma canetinha preta. Não esqueça também providenciar papeis coloridos para a atividade.
2. Rosas: As crianças podem confeccionar lindas flores com poucas dobraduras no papel. Para isso, é necessário uma folha verde para o caule e uma rosa para a parte superior. Faça de acordo com a imagem e utilize um palito pintado na cor verde para dar sustentação à gravura. Utilize fita adesivatransparente para unir as partes da flor com cuidado.
3. Borboletas: Não é difícil fazer uma borboleta em origami, porém o desenho exige um pouco mais de dobraduras do que os outros. Por isso, é importante que os adultos aprendam primeiro para auxiliar as crianças na tarefa. Utilize papel de várias cores diferentes para confeccionar lindas borboletas. Faça detalhes nas asas para deixar o desenho ainda mais bonito.
4. Hipopótamo: Outro animal que não é difícil de fazer em papel é um pequeno hipopótamo. Para isso, são necessários dois pedaços de papel diferente para o rosto e para o corpo do animal. Siga a imagem e faça os detalhes no rosto com canetinha. Além das dobraduras, é preciso também fazer alguns recortes no corpo do animal. Utilize tesoura sem ponta e ajude os pequenos nessa tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário